Saturday, December 30, 2006

CONTRA A HUMANIDADE


Claro que estou triste. Muito triste mesmo:
Como homem, ocidental, eu ropeu e cristão.
Triste pelo enforcamento dos Sadam Hussein, como ficara triste com a notícia dos crimes de que era acusado. Evergonho-me da execução do ditador iraquiano, tal como senti vergonha de pertencer a este mundo, quando reparei que o ocidente, mascarado de cavaleiro andante da democracia, para encontrar o ouro negro do petróleo, destruía uma a uma as estruturas de um país, lançando numa feroz guerra civil.
Triste e envergonhado, também porque, como aconteceu noutras ocasiões, com a gravíssima necrofilia de que enferma a nossa cultura, toda a comunicação social, televisão, jornais e revistas, anda à busca dos lucros que pode tirar do evento
E ninguém forma ninguém, porque todos querem ser informadores.
Estou triste, porque não se criam espaços de reflexão serena, para podermos ver a extensão da tragédia, sobretudo para nós, ocidentais e cristãos, que pode denunciar uma morte como esta.
Tragédia já em curso, mas que poderemos ainda remediar se não continuarmos a ser infiéis à nossa missão histórica.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Também nós ficámos tristes e comentámos a escandalosa cobertura mediática do tema. As imagens foram tratadas como se de ficção se tratasse. Como compreender que o enforcamento tenha sucedido na antevéspera do dia em que se celebra a paz? Que sentido atribuir ao discurso de ano novo do presidente americano quando invoca o nome de Deus? Na missa de ano novo a que assisti, o celebrante salientou o facto de Deus estar presente nesse discurso e lamentou o facto de não constar na linguagem dos nossos políticos. A minha questão é: quem será mais coerente, o que coordena uma morte (enforcamento) e invoca o nome de Deus ou o que pretende fazê-lo (aborto) sem pelo menos introduzir o nome de Deus no seu discurso? E haverá ainda lugar para Deus na política? Embora não estejamos a começar o ano com um post optimista, aproveito a ocasião para desejar a todos um 2007 cheio de prosperidades.
Lena

9:13 AM  

Post a Comment

<< Home