DIMAS, O JUMENTINHO
Não, bonito não é, apesar da graça que lhe dá o ser pequeno e muito jovem.
Diria até que, visto de certos ângulos, é mesmo um animal feio.
Mas gosto de descer aos terrenos cobertos de relva onde ele se diverte retouçando a erva fresca... para burro, não é pequena liberdade deixá-lo comer assim, porque o demasiado verde, sabemos que faz mal aos da sua espécie.
Não sei se me considera um desses, se não: porque logo que me aproximo dos espaços do seu lauto banquete, ele ergue a cabeça, põe em riste as orelhas, que, se não fossem de burro, seriam desproporcionadas, vem para mim, mais com ar de divertimento que de curiosidade.
E, visto assim, de frente, com toda a sua aparelhagem de comunicação em funcionamento – orelhas, olhos, narinas e focinho global (falta apenas abrir as goelas e zurrar) – tem quase o ar de pessoa que se quer meter comigo, comunicar algo de importante.
Reparo que dá bem pelo nome que lhe puseram há meses, quando lhe deram as honras, certamente mais merecidas que as que se concedem a alguns humanos que por lá passam, de um programa televisivo.
Chama-se Dimas, o jovem burro.
Não sei qual foi a ideia dos que lhe puseram este nome: certamente não quiseram homenagear o “bom ladrão”, que descobriu a tempo em Cristo o verdadeiro caminho da felicidade; talvez tenham pensado nos que confundem a felicidade com o prazer de roubar. Prazer para o qual inventaram nomes adequados a todas as classes sociais e todas as situações.
Dimas, o burrito dos jardins do nosso parque, tem ar de me dizer que deixe de me inquietar: que não perca a serenidade com pensamentos tão complicados.
Assim como assim, não será por entreter-me com reflexões profundas que vou deixar de ser burro. E tenho o prejuízo de outros comerem a relva de que me distraio pensando.
2 Comments:
Devido à proposta de referendo, o aborto vai ser tema de debate nos próximos tempos.
Decidi asociar-me a esse debate com a criaçäo de um novo blogue monotemático: razoesdonao.blogspot.com
Convido à participaçäo e à divulgaçäo.
Abraço
Com os meus aplausos, informo que já fiz a minha primeira intervenção em pecoapalavra2.blogspot.com
Post a Comment
<< Home