Saturday, December 30, 2006

NO INTERVALO DOS EXCESSOS


Tarde de domingo, sob céu plúmbeo de uma Roma indecisa, que desde os Tarquínios – quiçá mesmo de há mais tempo – constrói a sua história sobre as ruinas de um passado que não consegue rejeitar na totalidade e que a cada passo se intromete nos seus mais belos sonhos.
Roma dos Césares e dos Papas, com o que de melhor e pior evocam tais nomes, também me diverte com os jogos das crianças que ocupam os jardins erguidos no sítio das Termas de Trajano.
Trajano, que levou a língua e a cultura latinas às montanhas da Dácia... onde se viria a formar o único país moderno que conserva o nome da cidade dos imperadores. Coluna de Trajano, Termas de Trajano... e começamos a descer uma escada íngreme. É a entrada para a Domus Aurea... o palácio dourado de Nero, diz-se.
No interior daquelas salas – privadas da luz do sol durante séculos – tudo se mistura: o ar fresco, ligeiro conforto após a canícula da superfície, envolve-nos entretanto nos fantasmas de mais de dois mil anos de história.
Vou-os afastando como quem sacode teias de aranha que dificultam a visão do espaço.
Fantasmas do passado, imagens do presente, tentações de pessimismo, hesitações de adolescente que começa a duvidar do futuro.
Sala das orgias, vomitório.
Diz o nosso guia, exibindo a sua erudição de prontuário turístico: no tempo de Nero organizavam-se aqui banquetes que duravam seis meses; quando os comensais estavam fartos vinham vomitar nesta sala, para poderem continuar no banquete.
O exagero da informação, em vez de me provocar cepticismo, quase me fazia vomitar. Por isso não tardei em sair do local.
Mas fico a pensar na tragédia de uma civilização que, em vez de corrigir os seus excessos busca expedientes para mantê-los, apressando a sua ruina.

Recordei-me desta página, escrita há mais de quarenta anos, quando vi as imagens da televisão, com toda aquela série de portugueses, principalmente senhoras, que, nesta época de crise, praticam o tal ciclismo fixo... para poderem praticar na passagem de ano os excessos que praticaram no Natal
Teremos nós regressado aos tempos da decadência do Império Romano, dos palácios dourados, com as suas orgias e os seus vomitórios?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home