Tuesday, November 11, 2008

EFEMÉRIDES




Onze de Novembro, festa litúrgica dessa grande figura de finais do século IV que, vinda da Europa Central, se transformou num dos principais evangelizadores das Gálias.
São Martinho de Tours lhe chamam os livros litúrgicos, para o distinguir de outros santos e figuras da Igreja que dão pelo mesmo nome.
Um desses é, por exemplo, Martinho de Dume, que, dois séculos mais tarde, veio da mesma região da Europa e acabou evangelizando o extremo noroeste da Península
Ibérica e a cuja acção se devem, entre outras coisas importantes, algumas das especificidades da língua portuguesa.
E poderíamos também pensar naquele onze de Novembro de 1417, quando Otão Colonna, escolhido em Sutri para, como Papa, levar a bom termo os esforços destinados a resolver a crise criada pelo cisma de 1378, toma o nome de Martino V.
À primeira vista parece tratar-se apenas de datas, simples efemérides que pouco ou nada têm a ver umas com as outras.
E, afinal, não é assim.
Pensando bem, ligando pessoas e acontecimentos, estes e outros, não perdendo nada do que caracteriza os contextos em que todos se inserem, vamo-nos dar, mais uma vez, com aquilo que nos falta, não só para compreendermos este mundo que dá pelo nome de Europa, mas também encontrarmos pistas fundamentais na solução da crise profunda que o consome.
Agora, quando reparamos na insensatez que caracteriza os movimentos pseudo-culturais deste período, não podemos evitar uma profunda sensação de desencanto e pessimismo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home