Monday, March 13, 2006

À SOMBRA DO CASTELO


É um belo dia de Primavera, esta segunda-feira de Março: sol radioso. ainda que com um certo tosquenejar de noites mal dormidas, temperatura amena, e um galopar da imaginação, empurrada pela concorrência que às pedras negras do castelo, fazem os telhados irregulares das casas, coniventes com a algazarra da juventude que passa, mochilas às costas, a caminho das aulas. Começo a ter saudades... nem sei bem de quê. Sento-me de costas para o fundador da cidade... o fundador e os fundamentos e as fundações... Será por isso que a imaginação galopa desenfreada; mas há que pôr-lhe de novo o freio.
O meu amigo Padre Zé, com aquela da Metamorfose, de Franz Kafka, veio despertar alguns fantasmas da minha juventude, e nasceu-me a tentação de ficar por aqui uns tempos a pensar em voz alta, recordando e insinuando, ideias do passado e quiçá algum projecto para o futuro.
Se algum dos meus visitantes, caso os haja, quiser fazer-se eco, ou entrar a dialogar comigo...
Vamos a ver.

2 Comments:

Blogger PA said...

Tenho a vaga ideia que me permitem ter os meus onze anitos daquela Marquês de Pombal, já longe do castelo, ainda quase deserta, apenas com um dois prédios acima da cota legal. Agora, mais de 20 anos depois, faz confusão.

Apesar da minha ideia da cidade de Leiria se ir deteriorando pelas abominações criadas por governantes e governações sucessivas, continuo a tê-la como minha predilecta. Afinal de contas, é aqui que passo a maior parte do tempo.

De qualquer forma, para quem experimentou a vida da metrópole lisboeta, e desejou nunca mais fazer vida lá, a cidade do Lis continua a ter encantos que me fascinam.

2:33 AM  
Blogger Zé Henrique said...

O Kafka é sempre bom para fazer pensar... Pelo pouco que li, ficou-me essa ideia de sempre ter que tentar perceber não só o texto, mas o que está ao lado, e a cima, e a baixo, e nas entrelinhas... e mesmo assim muitas vezes sentir-me perdido! Por isso, será com muito gosto que virei ver as metamorfoses dos fantasamas do passado em projectos de futuro...

4:22 AM  

Post a Comment

<< Home