Wednesday, July 29, 2009

RECOMEÇAR

Para resistir, resistir

Foi o desejo de resistir ao desgaste da memória que fez surgir este blogue,que, por isso mesmo, era uma espécie de locutório onde se tentava quebrar a solidão necessária com as palavras livres, escusadas, quiçá mesmo inúteis.
Depois, esta sensação de inutilidade foi contaminando os outros blogues... e a abundância de temas era quase sempre força inibidora, porque abundavam também as razões ou, talvez melhor, os motivos de silêncio: estar calado já não era só o mais cómodo; parecia também o mais útil.
Conversas de quem é pessimista, dirão os que me conhecem, se é que algum se atreve a visitar esta minha Resistência.
Pois. Eu quero precisamente resistir ao pessimismo, naquilo em que ele pode ser falta de Esperança, virtude sobrenatural, bem entendido, mas que não cabe em quem por sistema contempla o mundo com olhar vesgo: o que tanto acontece quando se realça demasaido o negativo, como quando se não vê senão o positivo. Também existe uma esperança humana, como se pode falar de um optimismo natural; mas, para além da desconfiança que nutro em relação a todos os –ismos, parece-me que, em última análise, é o horizonte sobrenatural que ajuda a esperar contra toda a esperança, como diria o Apóstolo dos Gentios, alimentando assim as raízes do verdadeiro optimismo.
Vou por isso escrever aqui, de vez em quando, sem ritmo certo, mas sempre com o desejo de não me deixar esmagar por nenhum dos dinamismos que reduzem a nossa capacidade de pensar. Como, além de outros objectivos, queria com este blogue abrir alguns janelões no cenóbio em que me vai encerrando a idade... e o resto, que é do conhecimentodos amigos, se algum dos meus visitantes quiser dar sinal, ainda que seja só para me dizer o que eu já sei – que isto não vale nada – ficar-lhe-ei muito grato.

No dia da Santa Marta, fugura do discípulo que tende a antepôr o mais urgente ao mais importante.
Augusto Pascoal

2 Comments:

Blogger Alx said...

Só para dizer que já estou à espera de poder ler e acompanhar este espaço que não pode nem deve estar parado.

Abraço

4:31 PM  
Blogger rasgos de ser said...

idem aspas...

8:21 AM  

Post a Comment

<< Home